quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Cineminha da semana: "O ano em que meus pais saíram de férias"

Dia 5 passado, rolou o dia do cinema nacional na rede Cinemark: todos os filmes brasileiros desse ano a preços bastante acessíveis. Perdido como sou, só fiquei sabendo no mesmo dia. Chamei o pessoal e quase todo mundo estava ocupado, mas a fantástica Milena, amiga de todas as horas e baladas, garantiu uma ótima companhia pro cineminha. Um ótimo papo e uma passadinha no Mac antes do filmes, e lá fomos nós ver "O ano em que meus pais saíram de férias", de Cao Hamburger.

A essa altura todo mundo deve conhecer a trama básica de trás pra frente, mas um resuminho pros desligados: o filme conta a história de Mauro (Michel Joelsas, numa interpretação contida e marcante por sua delicadeza), um garoto deixado pelos pais na casa do avô (numa ponta rápida do saudoso Paulo Autran) no ano de 1970. Eles dizem para o garoto que estão saindo de férias e que retornarão quando a Copa do mundo começar. Mas a verdade é que eles querem proteger Mauro, já que o casal tem conexões com a esquerda e é perseguido pela ditadura.

O filme tenta lidar com uma série de temas bem difíceis: a repressão da ditadura de Médici, a pluralidade cultural do bairro do Bom Retiro e a visão infantil do mundo. A historia usa de todos os artifícios possíveis para criar um senso de intimidade e sensibilidade com a audiência, o que gera um ar um pouco artificial em boa parte do filme.

Até o final. É nesse momento que o filme se torna sincero de verdade. A última meia-hora é de uma sutileza tão grande que torna o filme completo e realmente tocante. Recomendo de verdade.

Nenhum comentário: